quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que estou comunicando?

Sabia que o corpo fala? É isso mesmo!
Não é só por meio de palavras que  nos comunicamos. O corpo grita, agita, chora, ri, sente e se emociona; É uma maneira misteriosa e não verbal de comunicação. Mostra o que está latente no ser humano, é um espelho revelador do nosso inconsciente, é a projeção da nossa mente, expressa as nossas ansiedades, desejos e conquistas de forma natural mesmo que nossas palavras digam o contrário.
 Muitas vezes nosso corpo fala muito mais que nossa boca, revela a todo momento através de gestos comuns como: um sorriso, um olhar, movimentos das mãos, braços, pés, pernas, tom de voz  e até mesmo no modo como nos vestimos, o que estamos sentindo, tentando esconder ou disfarçar.
 Um simples gestos pode significar mais do que se imagina! 
O que estou comunicando? O que meu corpo está dizendo?
 Será que estou comunicando a graça do Senhor ou estou comunicando as desgraça da vida?
 Pessoas perdem horas, dias em frente a um computador teclando no mundo virtual, comunicando-se com milhões de pessoas pelo  MSN, TWITTER, ORKUT etc... mas não vivem a vida real. Comunicam muitas vezes mentiras, discórdia, fofocas; outras porém através dos mesmos canais virtuais comunicam a vida, sua missão,a amizade, o compromisso com a evangelização.
 E você o que esta comunicando?
Fazia-me estas perguntas por esses dias. O que meu ministério esta comunicando? O que meu show esta comunicando?
Perguntas difíceis de responder, principalmente quando feitas a nós mesmo.
 Após refletir e fazer um debate comigo mesmo, cheguei em um consenso: que meu ministério, minha vida artística, meu talento,  são  continuação dos Mistérios de Cristo, por isso a todo momento, em toda minha vida 24 horas por dia,  tenho que estar comunicando o Amor do Ressuscitado,seja verbalmente ou com meu  corpo.
Assim é nosso viver, nos comunicamos 24 horas por dia, até dormindo estamos comunicando.
 Por isso sempre peço a Deus que meus sonhos noturnos sejam sonhos de Deus e ao acordar eu possa dizer: Bom dia Espírito Santo o que vamos fazer hoje?... o que vamos comunicar juntos hoje?
Quero terminar essa partilha dizendo a todos vocês amigos que é muito gostoso e prazeroso quando descobrimos a real verdadeira comunicação do corpo porque assim encontramos a comunicação da alma... e nosso corpo se torna somente uma canção de amor que toca o alto, transmite o alto as Coisas do Alto. Venha comigo amigo, venha comunicar as Bem Aventuranças do Senhor.
Caco Ferreira
Totus Tuus

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O desafio de ser jovem cristão hoje

A crise de valores e a perda da identidade parecem caracterizar a vivência atual da sociedade. Neste contexto de grande dispersão e profunda crise social, os jovens, juntamente com a família, são o anel mais exposto e mais vulnerável de toda a cadeia social. Entre as muitas questões que surgem frequentemente, existe uma em particular que parece atrair o interesse: “É hoje possível a coerência com os valores cristãos para os jovens?” A resposta está na multiplicidade de experiências positivas e encorajadoras de muitos dos nossos jovens brilhantes que escolhem caminhos para reafirmar a centralidade de Deus e do homem em uma sociedade que favorece o exterior e aquilo que é desumano.

Tenhamos sempre muito cuidado quando – na televisão e nos jornais – ouvimos falar de jovens desajustados e destruídos que se tornam os protagonistas de cenas de violência, de solidão e de conflitos. Isso revela apenas uma parte de uma realidade que, muitas vezes, é diferente. Todos os anos no verão centenas de jovens se encaminham aos principais santuários da fé católica: Lourdes, Fátima, Santiago de Compostela, entre outros, para nos dizer que a realidade não é como imaginamos e que ainda há espaço para a esperança e a confiança, as quais não podemos ignorar.
Além dos objetivos da fé, existem relevantes trabalhos de voluntariado exercidos pela juventude em todas as partes do mundo, constituindo um verdadeiro serviço à vida. Portanto, se você fizer as contas, os jovens que escolhem caminhos diferentes da usual rotina vazia e triste são realmente muitos, uma silenciosa multidão de almas que dão uma resposta clara e forte ao nosso questionamento. Não só é possível viver a experiência da juventude como um cristão, mas também descobrir um novo caminho, o caminho da luz e da vida. Em vez de perguntar se é possível que os jovens vivam como cristãos, deveríamos gastar menos tempo em considerações inúteis e olhar ao redor para tentar ver essa multidão silenciosa de esperança, que cresce se dirigindo a Deus. Se você olhar bem e escutar bem não será difícil localizar jovens comprometidos e ansiosos para crescer no conhecimento da verdade, empenhados em servir a Cristo no próximo, capazes de escolher momentos fortes de crescimento  consciente do que é belo e importante e de doar tempo e habilidades para Deus.

 
 Quem não tem confiança nos jovens é cego e surdo, porque  não sabe ver a realidade  nem ouvir a verdade, que são muito diferentes de como nós imaginamos. O mal faz sempre mais barulho que o bem.

Rezemos: 
Jesus, dá-nos olhos claros que superem as turvas sugestões do mal, fazendo com que podamos ver a riqueza de inúmeros jovens que continuamente Te escolhem, que se doam para aqueles que são mais fracos e que, com suas vidas, Te louvam, a Ti que reinais agora e para sempre. Amém!

domingo, 18 de julho de 2010

E o seu Domingo?

Só depois que terminou aquele domingo que percebi que ele havia sido ótimo.
Lembro-me que quando acordei apenas pedi a Deus que me ajudasse a superar a ausência daquela pessoa em minha vida, que ele me desse uma oportunidade de vê-la, de conversar nem que fosse por pouco tempo com ela, algo que preenchesse a lacuna deixada.

Logo pela manhã, conheci uma criança de nove anos que sorriu para mim, e eu como que por obrigação sorri para ela, mas como nenhum sorriso é falso para quem o recebe, aquela criança gostou do meu sorriso e quis ficar mais tempo junto a mim e foi ficando, conversando, brincando… Assim o tempo passou, quando me deparei com o “milagre”; o dia estava terminando, e uma constatação: Deus me ouviu, ele havia me ajudado, ele sem que eu percebesse fechou a lacuna, preencheu o espaço… Mas não do jeito que eu pensava, ou melhor, do jeito que eu imaginava ser o único modo de se solucionar o meu problema.
Os nossos afetos nos enganam, eles nos cegam às vezes. Não podemos nos dar ao luxo de viver do que sentimos, mas sim do que nos decidimos. O que sentimos alimenta o nosso egoísmo, ao mesmo passo que o que decidimos abre as portas para o melhor de Deus se realizar em nós.

Acredite, Deus tem o melhor para você! Ainda que você não entenda, tenha a coragem de pedir para que cuide de você, dos seus sentimentos.
Decida-se e deixe que ele do jeito dele feche as lacunas e preencha o seu coração.
O domingo está ensolarado e talvez tenha alguém te olhando e querendo apenas um sorriso seu…
Seu irmão,
Adriano Ricardo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Oração, Sacrifício e Penitência

"Pequena é a abelha entre os alados, mas o seu produto é o primeiro em doçura." (Eclo 11,3)

  Quero falar hoje da mais doce de todas as criaturas, a mais Santa, a mais singela flor e sobre a sua Fidelidade.
  Maria não aparece nos evangelhos constantemente. A sua vida foi de silêncio e oração. Foi por meio dela que Deus quis que o Salvador viesse a nós. Deus quis precisar de Maria :´Ela te esmagará a cabeça´.(Gen 3,15) Porém isso não a fez arrogante. Não. Ela se fez pequena, não era para ela ser a primeira, mas sim para o seu filho, Jesus.
  Nossa Mãe Maria foi instrumento nas mãos de Deus. Ela se deixou ser 'usada'.
  No dia 13 de Julho se comemora o dia de Nossa Senhora da Rosa Mística. Cada rosa que ela carrega no peito tem um significado. Branca: oração; Vermelha: sacrifício; Amarela: penitência.
  São os três passos que Maria seguiu para se tornar a serva que se tornou. Ela é esposa do Espírito Santo, qual vida de oração não deve ter tido? Uma bonita oração que ela fez foi : "Eles não têm mais vinho" (Jo 2,3). Oração de intercessão. Desde o pricípio da vida publica de Jesus, e depois da sua assunção ela continua orando por nós.
  A oração é o principio para nos tornarmos sensíveis ao Espírito e a vontade de Deus em nossa vida.
  Sacrifício. "Uma espada traspassará a tua alma" (Lc 2,35). Maria fez o sacrificio de ver o seu filho unico morrer pelos nossos pecados. Não há sacrificio que se iquale a este. Devemos, pois aprender que nada que possamos dar a Deus é sacrificador. Ele nos deu Seu Filho, nos deu a Salvação.
  Penitência não é fazer o que não se quer, ao contrário, é um ato de amor. Quando nos penitenciamos, 'mostramos' para Deus que podemos nos desprender de tudo aquilo que possa nos afastar Dele por algum motivo. Nossa Senhora se penitenciou, e assim se tornou humilde e pôde, assim dar o seu "Sim".
  Ela é a nossa Mãe espiritual que forma e modela a nossa alma para Deus. Ela nos leva ao caminho da santidade.
  Peçamos a Maria que nos ensine um pouco a sermos fiéis a Deus como ela foi.
  Quero terminar essa postagem com uma musica que fala tudo de Nossa Senhora, "Virgem do Silêncio" da Toca de Assis:
  "Nossa Senhora Virgem do Silêncio, quero sempre te amar.
   Deitar no teu colo sentir seu perfume,teu carinho materno ganhar.
   Lágrimas de Sangue nos Teus olhos, estigma e martírio da alma.
   Mãezinha minha vida pra igreja quero consumir.
   Quero estar ao Teu lado na Cruz,sofrendo as dores de Jesus,
   E dizer que na loucura da Cruz vou seguir."



Juliana Santos
Totus Tuus

domingo, 11 de julho de 2010

Santo de calça jeans!

Ser jovem é muito bom. É nesta fase da vida que nossos sonhos desabrocham, é nesta fase da vida que queremos mudar tudo e todos.
Uma fase de fazer a diferença!

“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)
Unir minha jovialidade com a certeza de que Deus está comigo é totalmente possível Ele não me tira nada, pelo contrário Ele me dá tudo! Ele se faz meu amigo no presente, e tem a minha história na sua mão: nela segura firmemente o  meu passado, com as fontes e os alicerces do meu ser; nela guarda ansiosamente o futuro, e me faz vislumbrar a mais bela alvorada de toda a minha vida. É com esta mão forte que conto quando caio e não quero ficar largado no chão. Ele tem a voz que ecoa no silêncio do meu coração me acordando pra vida.
“Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança!( Bento XVI)”
Não quero ser criança quero crescer! Quero me decidir! Hoje me decido a ser Santo! Santo de calça Jeans.
Tomo a coragem de  ter decisões definitivas porque sei que na verdade são as únicas que não destroem a minha liberdade, mas criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida. Algo que me é garantido!
A vida eterna!
Dentre todas as minha decisões! Encontra-se esta:
Quero ser Santo de Calça Jeans.
Quero estar no mundo; e saber saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não quero ser mundano! Sou cristão! Sou Católico! E me decido a amar esta Igreja que é viva e é jovem!
Assumo João Paulo II como meu intercessor e que eu possa anunciar sem medo que Cristo é a única resposta para todas as perguntas do homem
E você, qual a sua decisão?

terça-feira, 6 de julho de 2010

Adora Jovem!

                Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?
              Visitai-o muitas vezes.
            Quereis que ele vos dê poucas graças?
             Visitai-o poucas vezes.
              Quereis que o demônio vos assalte?
                Visitai raramente a Jesus Sacramentado.
               Quereis que o demônio fuga de vós?
             Visitai a Jesus muitas vezes.
               Quereis vencer o demônio?
                Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus.
              Quereis ser vencidos?
             Deixai de visitar a Jesus.

Meus caros, a visita é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide frenquentemente visitar a Jesus, e o demônio não terá vitória contra vós.
Dom Bosco

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Nome Poderoso de Jesus

Disse Jesus que tudo o que pedissemos ao Pai em seu nome, o Pai nos concederia. (cf. João 16, 23b)

Este nome, é como uma flecha que penetra deliciosamente o coração de Deus, que "vencido" pelo amor que possui neste nome adorável, nos concede seus divinos favores.
O segredo da oração cristã está toda contida no nome poderoso de Jesus que significa Deus Salva, quando assim rezamos estamos proclamando que Deus salva esta ou aquela determinada situação pela qual estamos orando.

Pelo nome de Jesus, acontecem os milagres; Surdos que agora ouvem, cegos que vêem e coxos que podem andar (cf. Atos 3, 6) Estes milagres se dão pela autoridade presente neste nome inefável.
O nome de Jesus é capaz de expulsar o mal de nossas vidas, de nossas familias e de nossas comunidades. Diante do nome de Jesus a tempestade cessa e faz-se uma grande calmaria em nosso interior, em nossa alma.
Não podemos tirar este nome glorioso de nossos lábios, o nome de Jesus é a chave que abre a porta do céu, portanto, querendo viver um pouquinho do céu na terra, devemos proclamar sempre o nome Santo que salva.

Deixemos que este nome fique gravado em nossos corações pois é nele que nós encontraremos refúgio, no nome daquele que era, que é, e que sempre será manso e humilde de coração.
Que a Ssma. Virgem Maria, a primeira criatura humana que ouviu a pronuncia do nome santo de Jesus, nos ensine a honrá-lo.

"Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos infernos.." (Fl 2, 10)

Jesus, eu confio em vós!
Daniel Siqueira TT