terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quero ser santo ou herói?

Talvez você imagine um cenário fictício e cheio de magia pra esse texto, acrescido de pessoas belas, perfeitas e super poderosas como atores principais ou já deixou-se questionar por Deus quando leu o título. Lhe apresento outro cenário:

“Junto a cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.” ( Jo 19, 25)



Aqui neste trecho está o maior Herói da história humana, aquele que atraiu mesmo se aniquilando, e aqueles que foram salvos por ele e hoje são lembrados porque permaneceram com ele mesmo quando aparentemente ele foi mais um fracassado que um cobiçado ícone de propaganda de TV.


O herói precisa de máscaras e foge da multidão, tendo que se esconder para “aqueles” momentos em que ele mais se demonstra todo poderoso, do que ajuda de fato. O Santo não, esse é aquele que está sempre presente com virtudes e limitações e demonstra que o seu poder vem de Deus, seu diferencial é Deus e não super poderes que só ele tem.


Com quem você se identifica?


Se você sabe o que quer e luta por isso já percebeu que as maiores metas te exigem esforço e perseverança. No caminho você encontra gente com vontade fraca que se contenta com pouco. Veja bem, a sociedade exige de você o perfeccionismo, mas Deus deseja que você seja santo pela força do amor e NÃO pelo esforço do diploma; pela graça, NÃO pelo reconhecimento coletivo ou na luta contra o tempo sem respeitar as limitações q a sua condição humana lhe implicam, pelo poder salvador do sacrifício da cruz, NÃO por falta de pecados ou fraquezas. Seja sábio, seja humano, NÃO queira ser o que você não é chamado a ser pelo amor.


A fragilidade do homem está em colocar-se no centro e querer exclusividade. Nos seus relacionamentos, escolher aqueles que sentarão a sua mesa ou participarão do seu convívio, mas saiba, com Deus não se bloqueia no msn ou exclui no Orkut se o alvo é o céu. Jesus fez a opção de estar com os mais fracos se fazendo um com eles, isso é Santidade, não heroísmo. Opção amorosa, livre e libertadora para o homem.


Descubra o por que custou tanto a Jesus a salvação do homem lhe imitando a atitude de perdoar a quem for e não eliminar o outro como se elimina um contato virtual ou um objeto que não lhe trás mais utilidade ou glória. Se você não quer ser herói será santo, e o será usando o “poder” do perdão. Quem maior que Deus pode lhe dar um objetivo mais alcançável e cheio de sentido hoje?


O esconderijo do Santo é o coração de Jesus, ele é formado e tem seu poder na intimidade com aquele que venceu a morte e hoje ressuscitado nos encoraja a dar a vida pelo outro.


Decida-se pela santidade. Deus já se decidiu por você e provou que seu amor é capaz e capacitador. Nos encontramos na caminhada ruma a santidade jovem.


Unidos na oração.
Robson Ferreira
Totus Tuus

Nenhum comentário:

Postar um comentário