quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Amizade Cristã

“Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida por seus amigos” (Jo 15, 13)


Difícil Palavra esta de Jesus, em tempos onde cada vez se torna mais escassa as relações de amizade.
Amizade, do latim amicitate e/ou amicus (amigo) que possivelmente se derivou da palavra amore: amor; e de acordo com o dicionário Aurélio significa “afeto que une as pessoas”.
Hoje percebemos que é raro encontrar amigos que de fato vivem o sentido real da amizade, ao contrário, vemos pessoas cada dia mais sozinhas, isoladas em seus “mundinhos particulares”, pessoas que aos poucos, vão abolindo seus relacionamentos e se tornando sós no mundo.
Ao refletir sobre este fato podemos ir mais além ao olharmos para um mundo que vive a “Era do Descartável”, onde até as relações, inclusive as de amizade são descartáveis e insignificantes, e, desta forma, o ser humano perde seu valor Humano tornando-se “coisificado”.
Em meio a esta triste realidade é interessante nos voltar, por exemplo, para a relação de Jesus com seus apóstolos: “...sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como AMASSE os seus que estavam no mundo, ATÉ O EXTREMO OS AMOU” (Jo 13, 1b). Jesus já não os chamava de servos, “porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois dei a CONHECER tudo quanto ouvi de meu Pai.” (Jo 15, 15)


Além de olhar para as relações exemplares de Jesus com os seus, se queremos relações verdadeiras é necessário irmos a águas mais profundas e buscar uma amizade íntima com Deus, deixar ser seduzido pelo Senhor que faz nova todas as coisas, que ama por amar e assim nos capacita a amar ao outro e construir uma relação de afeição. A amizade com Deus torna-se essencial para que possamos ter uma relação de afeto e amor verdadeiro com o outro. Entregar a vida a Deus e deixar que Ele viva em nós é experimentar a intimidade e amizade verdadeira! E a partir desta relação, passamos a buscar relações mais transparentes, verdadeiras e que nos devolvem a nós mesmos.
O mundo está carente de amor, de amigos, de pessoas que cativam e são cativadas porque como dizia o escritor Saint-Exupéry: “como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos” e nem boas amizades, pois é necessário CATIVAR para conquistá-las e cativar nada mais é que AMAR. E por que é tão difícil viver o amor? Porque nos tornamos totalmente RESPONSÁVEIS por aqueles que cativamos, assim como Jesus era responsável por cada apóstolo, discípulo seu.
Portanto amigos busquemos a amizade espiritual com Deus para que sejamos mais humanos e sendo mais humanos possamos amar mais aos outros.

                                                     Amanda
Comunidade Tabernáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário